Programa Monforte de Incentivo ao Talento - ProMIT

Frentes de atuação

O Programa Monforte de Incentivo ao Talento é resultado da cooperação entre o Colégio Monforte e o Sistema de Ensino Objetivo. Esta combinação cria uma série de particularidades e define o formato do programa, que se desdobra nas seguintes modalidades:

• Atendimento ao Colégio Monforte: identificação de alunos talentosos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio; oferecimento de cursos extracurriculares para os alunos identificados; orientação às famílias; orientação aos profissionais; avaliação psicológica e encaminhamento; orientação familiar; orientação à escola.
  • Produção e transmissão de conhecimento: pesquisas; apresentações em congressos; publicações; organização de eventos.
  • Atividades de sensibilização da sociedade para o tema: consultoria aos meios de comunicação na realização de matérias jornalísticas ou documentários; conferências em instituições (de ensino ou não) ou comunidades.

O trabalho se desenvolve a partir da premissa de que a educação especializada deve ser sistemática: não basta a participação de alunos e profissionais em programas desarticulados, que não objetivam o desenvolvimento integrado do indivíduo. Uma educação sistemática pressupõe um contexto articulado e coerente, a inserção em um projeto mais amplo, que seja multidimensional. Nesse sentido, a atuação em várias frentes permite o constante questionamento das práticas frente aos seus fundamentos e às inovações possíveis, em ciclos de renovação onde novos olhares tornam-se possíveis nas diferentes situações onde o trabalho acontece.