Sistema de Ensino Objetivo

Colégio Monforte adota o material didático apostilado em todos os seus níveis de ensino. A aquisição desse sistema de ensino tem como premissa uma organização didática de excelência, que se traduz em aulas preparadas com base nas melhores práticas de sala de aula, acumuladas durante anos pelos autores e equipes que produzem o material, como é o caso do Sistema Objetivo de Ensino.

Uma boa aula, planejada detalhadamente, oferece as condições para o processo de aprendizagem com mais eficácia. Bem elaborada, estimula a criatividade, em lugar de valorizar a memorização. Pesquisas indicam claramente que um sistema de ensino leva os alunos à frente dos que não adotam.

Outra vantagem é o respaldo e suporte que o sistema de ensino oferece à nossa instituição, com encontros pedagógicos, capacitação docente, visitas de supervisão escolar com equipes de especialistas que desenvolvem projetos de atendimento pedagógico – presencial e à distância para nossos professores, coordenadores pedagógicos, direção escolar e auxiliares administrativos, vinculados a um processo de avaliação inicial, processual e final, com foco na identificação de resultados e levantamento de necessidades, capaz de ajustar as ações pedagógicas necessárias.

Nós, do Colégio Monforte, adotamos o sistema porque acreditamos que os benefícios recebidos, em razão da aquisição do material didático para alunos e professores, têm total abrangência no que diz respeito ao desenvolvimento educacional de cada um de nossos alunos, resultando na estratégia de transformação social, conscientes de que estamos educando crianças e jovens com a principal razão de ser e de estar atuando na educação.

Material didático

O material didático é atualizado constantemente, em relação aos aspectos pedagógicos, tecnológicos, gráficos e visuais, de acordo com os referenciais curriculares da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio e com os parâmetros curriculares nacionais, propiciando a formação integral do educando, com foco no desenvolvimento de suas potencialidades.

As propostas para o desenvolvimento de cada conteúdo, por área de conhecimento, estimulam, desde a infância à adolescência, a inteligência, a criatividade, o espírito de iniciativa às pesquisas, a capacidade de liderança e perseverança, preparando os alunos para que eles possam acompanhar as mudanças que atravessam velozmente o espaço e o tempo da nossa sociedade contemporânea.

O material possui, ainda, uma ampla possibilidade de abordagem interdisciplinar entre as mais diversas áreas.

Nesse sentido, as diversidades regionais ganham espaço privilegiado nas aulas, fortalecendo a ideia de interação no processo de construção do conhecimento.

Os alunos recebem, para acompanhar as aulas, cadernos de atividades bimestrais, semestrais ou anuais, que contêm tarefas complementares com a finalidade de possibilitar uma maior compreensão dos conteúdos e a verificação da aprendizagem adquirida.

Referência curricular do Sistema

É de fundamental importância definir e documentar um projeto educacional que apresente em seus pressupostos teóricos e em sua proposta curricular a coerência e a consistência para o desenvolvimento do trabalho educativo, conferindo ao educador as condições para a compreensão e observação dos fenômenos envolvidos nas relações de aprendizagem.

Assim, sem pretender esgotar conteúdos, o Sistema de Ensino Objetivo apresenta-se, enquanto tradução de posições e conhecimentos, em constante construção com a escola, os alunos e professores.

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