Programa Monforte de Incentivo ao Talento - ProMIT

O que é o ProMIT?

O Programa Monforte de Incentivo ao Talento - ProMIT foi criado para trabalhar com as habilidades dos alunos em diversos âmbitos, nos estudos acadêmicos, científicos e olímpicos, além de incentivar suas habilidades culturais e esportiva. Esse trabalho, desde o início em 2023, vem observando a presença de estudantes que se sobressaiam quanto à competência acadêmica e potencial intelectual. O Programa Monforte de Incentivo ao Talento é uma das poucas iniciativas brasileiras a dedicar-se a esta população.

As condições para sua implantação e funcionamento derivam do fato de que o sistema de ensino é, principalmente, focado na média de alunos que anciam por mais atividades e desejam se destacar em suas habilidades. A forma como a escola está organizada fisicamente, sua rotina, os conteúdos a serem ensinados, são fatores que padronizam ritmos e informações, deixando pouco espaço para a divergência, por isso, o ProMIT vem ampliar os horizontes da educação, o que se pretende com os projetos de educação inclusiva, que constatam que necessidades diferenciadas requerem atenção diferenciada, mas que essa atenção pode e deve ser manejada sem que as pessoas portadoras dessas diferenças tenham que ser excluídas e afastadas das outras.

O cuidado com os diferentes, no entanto, até agora restringe-se a quem apresenta algum tipo de dificuldade, dentro de modelos calcados na discriminação, no agrupamento em grupos isolados. Pessoas que apresentem talento ou altas habilidades sofrem outra espécie de preconceito, sendo consideradas autossuficientes, como se não precisassem de estímulo para seu potencial elevado, correndo o consequente risco de passar a ser desprezado e apresentar frustração e inadequação ao meio. Programas especiais para pessoas talentosas, no Brasil, por sua excentricidade, têm apresentado o inestimável valor de sensibilizar a sociedade para a necessidade de acolhimento também deste tipo de diferença, e conforme sua organização, podem servir de modelo para a integração destes indivíduos nas escolas. E, no momento em que forem integralmente instituídas as reformas que cuidam da inclusão dos diferentes, podem apontar alternativas por meio do desenvolvimento de recursos educacionais diferenciados.

Notícias e fotos

Neurociências: após serem os melhores na fase estadual, alunos do Monforte classificam-se para a fase nacional da OBN
Alunas do Monforte são 1.as colocadas na 3.ª edição do Festival do Mundo Bailarinístico
Olimpíada de Matemática: alunos do Ensino Fundamental participam de aulas especiais preparatórias para a OCM