Olimpíada Nacional de Ciências (ONC)

A Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC) e constitui um programa da Sociedade Brasileira de Física (SBF), Associação Brasileira de Química (ABQ), Instituto Butantã e Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), responsáveis por sua execução por intermédio da Universidade Federal do Piauí (UFPI), com os seguintes objetivos:

• Despertar e estimular o interesse pelo estudo das ciências.
  • Aproximar as instituições de ensino superior, os institutos de pesquisa e sociedades científicas das instituições do Ensino Médio e do Ensino Fundamental.
  • Identificar talentos para as ciências e incentivar o ingresso desses alunos nas áreas científicas e tecnológicas.
  • Proporcionar desafios aos alunos visando o aprimoramento de suas formações.

As olimpíadas do conhecimento existem como forma de incentivo a estudantes de um modo geral, descobrindo novos talentos e incentivando a boa prática de se estudar, não como forma de "competição", mas como incentivo.

Neste ano as provas da ONC vão contemplar as disciplinas de física, química, biologia e astronomia. As provas buscam aferir o conhecimento integrado dos participantes nesses temas, via resolução de problemas.

Podem participar estudantes regularmente matriculados na rede pública ou privada no 9º ano do Ensino Fundamental e nas 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio e estudantes da 4ª série do Ensino Técnico e que não tenham ingressado em curso superior.