Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB)

A Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB) propõe uma prova super atual, que contextualiza as principais áreas da Biologia com tópicos recentes, de grande relevância no cenário nacional e mundial. É uma ótima oportunidade para aprofundar o conhecimento acerca dessa ciência e conectar as matérias aprendidas na escola com as tendências da atualidade.

Para participar, o professor responsável deve efetuar a inscrição da escola e de seus alunos, diretamente no site oficial.

A OBB é aberta aos estudantes pertencentes ao Ensino Médio, de escolas públicas e particulares de todo o Brasil, incluindo também os alunos que se encontram na 4.ª série do Ensino Técnico.

Desde a edição de 2021, a olimpíada é composta por três fases:

  • Fase 1: 30 questões de múltipla escolha, com duração de 2 horas.
  • Fase 2A: 50 questões de múltipla escolha, com duração de 2 horas.
  • Fase 2B: 30 questões de múltipla escolha, com duração de 2 horas.

A 2.ª fase é dividida em duas etapas distintas, que são eliminatórias entre si, ou seja, é necessário atingir a nota de corte estabelecida na fase 2A para poder realizar a fase 2B.

A partir do desempenho obtido na fase 2B, os estudantes que mais se destacarem serão premiados com certificados digitais de ouro, prata, bronze e menção honrosa. Além disso, haverá um certificado especial para a menina que obtiver a melhor classificação ao longo da olimpíada, assim como para o aluno de escola pública que atingir a melhor colocação.

Após o encerramento da olimpíada, 25 estudantes serão convidados para participar da Seletiva para as Olimpíadas Internacionais, que é responsável por selecionar os 4 estudantes que representarão o Brasil na Olimpíada Internacional de Biologia (IBO) e os 4 estudantes que representarão o Brasil na Olimpíada Ibero-americana de Biologia (OIAB).

Veja algumas de nossas notícias sobre a olimpíada: