Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB)

A Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB) é uma competição organizada pelo Instituto Butantan que tem como participantes alunos regularmente matriculados no Ensino Médio, de qualquer escola pública ou privada no país.

A OBB é dividida em três fases diferentes:

Primeira Fase: prova composta por 30 testes de múltipla-escolha abordando todo o conteúdo de biologia contido no site da Olimpíada. A escola é responsável pela realização das cópias e aplicação da prova.

Segunda Fase: prova composta por 100 testes de múltipla-escolha, abordando o mesmo conteúdo programático da Primeira Fase. Serão definidas escolas sedes, responsáveis pelas cópias e aplicação da prova. A correção é realizada automaticamente pelo Instituto Butantan.

Terceira Fase: os 15 primeiros colocados na fase anterior são capacitados e avaliados nas atividades práticas por uma equipe composta por pesquisadores e educadores do Instituto Butantan.

Os quatro primeiros colocados na Terceira Fase da OBB são selecionados para representar o Brasil na Olimpíada Internacional de Biologia. Os próximos quatro colocados formam a equipe que representa o Brasil anualmente na Olimpíada Ibero-americana da Biologia (OIAB). Dois alunos (nono e décimo classificados) são escolhidos como suplentes, para o caso de algum dos classificados finais não poder participar das olimpíadas internacionais.