Parabéns, São Paulo!

O Colégio Monforte, que é genuinamente paulistano, declara seu amor à cidade de São Paulo e a parabeniza por seus 470 anos de existência

No próximo dia 25 de janeiro, a cidade de São Paulo completará 470 anos. Desde sua fundação, em 1554, até os dias atuais, muita coisa mudou. A metrópole, nascida de um pequeno povoado, tornou-se a cidade das multidões, dos 1.001 contrastes e oportunidades.

Quem diria! A capital nasceu pequenininha, nos Campos de Piratininga – atual centro da cidade, onde está localizado o Pátio do Colégio –, com a fundação de uma escola para índios pelos jesuítas Manoel da Nóbrega e José de Anchieta.

Nóbrega, que tinha especial devoção pelo apóstolo Paulo, escolheu o dia 25 de janeiro (data de aniversário desse santo) para fundar o povoado, que recebeu o nome de São Paulo de Piratininga.

Em 1560, o povoado foi considerado vila e, em 1711, passou a ser cidade. O desenvolvimento de São Paulo passou a ser mais rápido a partir do fim do século XIX, e isso aconteceu graças ao cultivo do café no interior do Estado e às indústrias instaladas na capital. Ela recebeu milhares de trabalhadores, entre eles imigrantes da Europa, do Oriente Médio e do Extremo Oriente, além de migrantes de outros estados e municípios brasileiros.

A capital paulista é grande em todos os aspectos: em seus 1.521.202 km² abriga mais de 12 milhões de habitantes, e é considerada a cidade mais populosa do Brasil.

Mas não é somente em seu aspecto populacional que a cidade de São Paulo é superlativa. Apesar dos grandes e inúmeros problemas típicos de uma metrópole, São Paulo é, entre outros segmentos, a cidade da educação, dos negócios, das finanças, da saúde, dos esportes, da cultura, dos transportes, da habitação, do turismo, do lazer, da tecnologia, da produção, e também do maior mercado consumidor do país. É a cidade mais rica do Brasil.

Alguns números da cidade de São Paulo

• 113 centros culturais, casas e espaços de cultura;
  • 110 museus;
  • 294 teatros;
  • 289 salas de shows e concertos;
  • 376 salas de cinema;
  • 54 shopping centers;
  • 333 centros de lazer;
  • 942 feiras livres;
  • 1.622 postos de combustíveis;
  • 23 mil estabelecimentos gastronômicos, sendo cerca de 9 mil restaurantes e similares (há mais de 50 tipos de cozinha);
  • 3 terminais rodoviários;
  • 3 aeroportos, sendo dois deles situados no município e um na Região Metropolitana;
  • São Paulo é o 18.º destino de negócios mais popular do mundo;
  • 4.185 praças e largos;
  • 50.439 ruas oficiais;
  • R$ 60.750,09 foi o Produto Interno Bruto (PIB) per capita de São Paulo em 2020. É o maior PIB municipal do Brasil;
  • Mais de 2 mil helicópteros, a maior frota do mundo;
  • 15 mil ônibus, 1.314 linhas de ônibus com 10 milhões de pessoas transportadas em dias úteis;
  • 5,3 milhões de passageiros circulam diariamente por 6 linhas do metrô, totalizando 96 km de extensão e 84 estações;
  • 7 linhas de trem em São Paulo e 1,9 milhão de passageiros por dia;
  • Mais de 30 mil táxis;
  • 8,8 milhões de veículos: 5,9 milhões de carros e 1,1 milhão de motocicletas;
  • 770 unidades básicas de saúde (UBS), clínicas ambulatoriais e de emergência, e 17 hospitais;
  • 2.255 mil agências bancárias;
  • Mais de 9 milhões de eleitores na capital paulista;
  • 4,1 salários mínimos é a renda média mensal do paulistano (2020);
  • 96% de taxa de escolarização de 6 a 14 anos de idade;
  • 92,6% de domicílios com esgotamento sanitário adequado, 74,8% de domicílios urbanos em vias públicas com arborização e 50,3% de domicílios urbanos em vias públicas com urbanização adequada (presença de bueiro, calçada, pavimentação e meio-fio).

Fontes consultadas: Prefeitura do Município de São Paulo; Portal Transparência Cidade de SP, IBGE, Fundação Seade, Viva SP; Visite SP; Expedia, G1, Galileu, Exame, Agência Brasil, Observatório da Gastronomia, Observatório do Turismo, Tribunal Superior Eleitoral de São Paulo, ANAC, Metrô, CPTM e SP Trans, Rede Social de Cidades. Os dados aqui apresentados são aproximados e podem variar conforme o ano de realização das pesquisas e as fontes consultadas.