Parabéns, São Paulo!

O Colégio Monforte, que é genuinamente paulistano, declara seu amor a São Paulo e o parabeniza em seus 467 anos de existência.

No próximo dia 25 de janeiro, a cidade de São Paulo completará 467 anos. Desde sua fundação, em 1554, até os dias atuais muita coisa mudou. A metrópole, nascida de um pequeno povoado, tornou-se a cidade das multidões, dos 1.001 contrastes e oportunidades.

Quem diria. A capital nasceu pequenininha, nos Campos de Piratininga – atual centro da cidade, onde está localizado o Pátio do Colégio –, com a fundação de uma escola para índios, pelos jesuítas Manoel da Nóbrega e José de Anchieta.

Nóbrega, que tinha especial devoção pelo apóstolo Paulo, escolheu o dia 25 de janeiro (data de aniversário desse santo) para fundar o povoado, que recebeu o nome de São Paulo de Piratininga.

Em 1560, o povoado foi considerado vila e, em 1711, passou a ser cidade. O desenvolvimento de São Paulo passou a ser mais rápido a partir do fim do século XIX, e isso aconteceu graças ao cultivo do café no interior do Estado e às indústrias instaladas na capital. Ela recebeu milhares de trabalhadores, entre eles, imigrantes da Europa, do Oriente Médio e Extremo Oriente, além de migrantes de outros estados e municípios.

A capital paulista é grande em todos os aspectos: em seus 1.521.110 km2 abriga mais de 12 milhões de habitantes e, por isso mesmo, é considerada a cidade mais populosa do Brasil.

Mas não é somente em seu aspecto populacional que a cidade de São Paulo é superlativa. Apesar dos grandes e inúmeros problemas de uma metrópole, São Paulo é, entre outros segmentos, a cidade da educação, dos negócios, das finanças, da saúde, dos esportes, da cultura, dos transportes, da habitação, do turismo, do lazer, da tecnologia, da produção e, entre outros, do maior mercado consumidor do país. É a cidade mais rica do Brasil.

Na cidade de São Paulo há:
150 bibliotecas;
40 centros culturais;
101 museus;
182 teatros;
282 salas de cinema;
53 shoppings centers;
Mais de 2mil postos de gasolina;
Mais de 3.400 farmácias;
60 ruas de comércio especializado;
111 parques e áreas verdes;
11 estádios de futebol;
333 centros de lazer;
20 mil restaurantes, 6 mil pizzarias, 500 churrascarias, 70 variedades de cozinha e 20 mil bares;
3 terminais rodoviários;
3 aeroportos, sendo dois deles situados no município e um na Região Metropolitana. São mais de 200 helipontos e mais de 400 helicópteros;
São Paulo é 18º destino mais popular de negócios no mundo;
R$ 699,28 bilhões foi o Produto Interno Bruto (PIB) em 2017. É o maior PIB municipal do Brasil, fazendo da capital paulista a 10ª mais rica do mundo. Em 2025, São Paulo poderá ser a 6ª cidade mais rica do planeta;
Maior frota de helicópteros do mundo;
1.300 linhas de ônibus com 10 milhões de pessoas transportadas em dias úteis. O atual modelo do transporte público municipal em São Paulo divide a cidade em nove áreas diferentes: Noroeste, Norte, Nordeste, Leste, Sudeste, Sul, Sudoeste e Oeste;
5,3 milhões de passageiros circulam diariamente por 6 linhas do metrô, totalizando 101 km de extensão e 89 estações;
São 8 linhas de trem em São Paulo e região e 94 estações;
Mais de 30 mil táxis;
8,6 milhões de carros, motos, ônibus ou caminhões;
678 estabelecimentos de saúde pelo SUS;
2 mil agências bancárias;
4,4 milhões de m² em espaços para realização de eventos;
Quase 9 milhões de eleitores. O número é superior ao eleitorado total de 21 estados brasileiros e do Distrito Federal;
4,3 salários mínimos é o salário médio mensal do paulistano (2018);
96% de taxa de escolarização de 6 a 14 anos de idade;
São Paulo tem 92.6% de domicílios com esgotamento sanitário adequado, 74.8% de domicílios urbanos em vias públicas com arborização e 50.3% de domicílios urbanos em vias públicas com urbanização adequada (presença de bueiro, calçada, pavimentação e meio-fio).

Fontes consultadas: Prefeitura do Município de São Paulo; IBGE, Fundação Seade, Viva SP; Visite SP; Expedia, G1, Galileu, Exame, Agência Brasil, Observatório do Turismo, Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, Jus Brasil, Detran, CET, Metrô, CPTM e SP Trans. Os dados aqui apresentados são aproximados e podem variar conforme o ano de realização das pesquisas e as fontes consultadas.