Dia do Professor

O Dia do Professor é comemorado em 15 de outubro, pois, nesse dia, no ano de 1827, o imperador D. Pedro I decretou a criação das escolas primárias no Brasil. Chamadas de “Escolas de primeiras letras”, por decreto, todas as cidades, vilas, lugarejos deveriam ter sua escola de 1.ª letras. Essas escolas ensinavam os meninos a ler, escrever, e a fazer as quatro operações básicas de matemática, além de ter noções de geometria. As meninas, por vezes, sem nenhum embasamento pedagógico, estavam excluídas das nações de geometria; teriam, sim, as prendas de costurar, bordar, cozinhar, etc., para a economia doméstica.

Em 1947, um professor paulista teve a ideia de transformar a data em feriado, e iniciou a tradição de comemorar o Dia do Professor no dia 15 de outubro, devido a esse decreto feito por D. Pedro l.