Olimpíada Brasileira de Ciências (OBC)

A Olimpíada Brasileira de Ciências (OBC) é uma competição que avalia estudantes em Física, Química e Biologia, objetivando selecionar os alunos com melhor desempenho para representar o Brasil na Olimpíada Internacional Júnior de Ciências (IJSO) e na Olimpíada de Ciências Júnior Americana (OCJA).

A participação é exclusiva para estudantes com até 15 anos de idade.

A inscrição é realizada pela escola.

A olimpíada é dividida em duas fases:

• 1ª fase: 45 questões de múltipla escolha, 15 de cada disciplina, com duração de 3 horas.
  • 2ª fase: 60 questões de múltipla escolha, 20 de cada disciplina, com duração de 3 horas e 30 minutos.

A primeira fase é aplicada na própria escola. A segunda fase ocorre nas Sedes Regionais.

Os alunos medalhistas na OBC são convidados para a Seletiva da IJSO, passando por um processo classificatório que resultará na formação da equipe brasileira que irá representar o país na IJSO de cada ano, em um país a ser escolhido pela organização.