Olimpíada de Química do Estado de São Paulo (OQSP)

A OQSP destina-se exclusivamente a estudantes matriculados em escolas no Estado de São Paulo e se desenvolve em duas fases:

• Fase I - Redação: estudantes do Ensino Médio ou mesmo talentos do Ensino Fundamental podem participar com redações individuais ou preparadas em grupos de até 5 membros, situação em que, se a redação for selecionada na "Fase II: Inicial", somente o 1.º autor participará da "Fase II: Final".
  • Fase II - Inicial: a Comissão Julgadora, designada pela ABQ-SP, examinará as redações, fará a seleção de 85 redações com autores que estejam na 2.ª série ou anterior e 65 de 3.ª série (ou 4º do técnico) e destacará de 10 a 20 destas para publicação no site da OQSP. O resultado da seleção de redações será publicado sob forma de lista de 150 autores habilitados para a prova da "Fase II: Final", sendo que, para redações elaboradas em equipe, somente o 1.º autor (autor principal) constante no formulário de inscrição será habilitado para participar da "Fase II: Final".
  • Fase II - Final: os estudantes habilitados e que enviarem à ABQ-SP o formulário de confirmação de participação deverão seguir as orientações enviadas por e-mail e comparecer munidos de documento de identidade com foto ao Instituto de Química da USP, Cidade Universitária, São Paulo, na data e horário determinados no calendário e programa da "Fase II – Final" da OQSP. Aos finalistas participantes presentes, serão conferidos Certificados de Participação na "Fase II: Final", extensivos aos coautores (se houver) e professores de Química dos autores de redação. A "Fase II: Final" poderá ser precedida da apresentação de experimentos demonstrativos e/ou vídeos preparatórios para a Prova. As provas serão corrigidas imediatamente pela Comissão Julgadora, composta exclusivamente por Doutores e Doutorandos em Química ou áreas correlatas. A nota da prova determinará a classificação para a atribuição de medalhas.

Premiação

Na premiação da OQSP, serão atribuídas 6 medalhas de ouro, 14 de prata e 30 de bronze aos participantes de 3.ª série/4.º do técnico e 10 medalhas de ouro, 20 de prata e 40 de bronze para os de 2.ª série ou anterior, totalizando 120 medalhas. Prêmios acompanharão as medalhas de ouro, inclusive o “Prêmio Prof. Geraldo Vicentini” ao 1.º colocado da 2.ª série (ou anterior) e o “Prêmio Prof. Ivano Gutz”, ao 1.º colocado da 3.ª série.

8 prêmios adicionais serão atribuídos: Prêmio “Mulheres para a Química” (um para a estudante que melhor se classificar entre as de 3.ª série e outro para a estudante melhor classificada entre as de 2.ª série (ou anterior)) e “Prêmio Destaque Escolas Públicas” (extensivo ao Professor) para os 3 finalistas oriundos de escolas públicas do Estado de São Paulo que melhor se classificarem entre os participantes de 3.ª série e para os 3 finalistas mais bem classificados entre os de 2.ª série (ou anterior).

A ABQ-SP se incumbirá de inscrever na Olimpíada Brasileira de Química, OBQ, os 120 estudantes que conquistarem medalhas na OQSP (salvo mudanças no número definido pela OBQ), devendo cada um deles, juntamente com seus responsáveis legais, ler atentamente o regulamento da OBQ disponível em obquimica.org e, se não concordarem integralmente com o mesmo, solicitar à ABQ-SP cancelamento da inscrição.

Veja algumas de nossas notícias sobre a olimpíada: