Olimpíada Brasileira de Química Júnior (OBQjr)

A Olimpíada Brasileira de Química Júnior (OBQJr) é uma atividade promovida pela ABQ (Associação Brasileira de Química) e coordenada anualmente pela UFC (Universidade Federal do Ceará) e UFPI (Universidade Federal do Piauí), executada pelo Programa Nacional Olimpíadas de Química (PNOQ). É direcionada para estudantes devidamente matriculados no 8º ou 9º ano do Ensino Fundamental de escolas brasileiras, públicas e privadas, situadas em todo território nacional.

A OBQJr tem por objetivo estimular o interesse pelas Ciências da Natureza, de modo especial a Química; contribuir na melhoria do ensino e identificar jovens talentos com aptidão para as Ciências da Natureza.

A OBQJr, que compreende duas fases (Fase I e Fase II), é organizada pelo Programa Nacional Olimpíadas de Química, que tem como órgão deliberativo o Conselho de Coordenadores das Olimpíadas de Química.

O Conselho se reúne anualmente e, nesta reunião, delibera sobre o calendário, o programa e constitui uma comissão pedagógica, responsável pela elaboração dos exames.