Olimpíada Brasileira de Química (OBQ)

A Olimpíada Brasileira de Química (OBQ) é uma competição que busca despertar a curiosidade científica, estimulando o interesse dos estudantes pelo estudo de Química e aproximando os alunos de seus professores durante o decorrer da olimpíada.

A OBQ é dividida em duas modalidades, sendo elas:

• Modalidade A: 1.ª e 2.ª série do Ensino Médio.
  • Modalidade B: 3.ª e 4.ª série do Ensino Médio.

O processo de inscrição para a OBQ se dá a partir de uma seleção, que ocorre mediante a escolha da coordenadoria regional do estado em questão, responsável por selecionar os alunos com os melhores resultados na Fase Estadual.

• Etapa 1: a primeira etapa da olimpíada é composta por três fases, sendo elas:
    • Fase I: Organizada pela escola do aluno.
    • Fase II: Olimpíada Estadual de Química.
    • Fase III: Olimpíada Nacional de Química.

A primeira fase consiste na realização de uma olimpíada interna na própria escola do aluno, responsável por classificar os estudantes que participarão da Fase Estadual. Os alunos com os melhores resultados na Fase Estadual estarão classificados para a Fase Nacional, que, posteriormente, premiará os estudantes que obtiverem os melhores desempenhos.

A Fase Nacional consiste em exames teóricos com 40 questões objetivas, distintos para as duas modalidades. É importante ressaltar que cada questão vale 2,5 pontos, contudo, ao errar uma delas, 0,5 ponto é descontado da soma final. Há a possibilidade de deixar questões em branco, não havendo ganho nem perda de pontuação.

• Etapa 2: a segunda etapa tem como objetivo selecionar os estudantes que irão compor a Seleção Brasileira que representará o país nas Olimpíadas Internacionais de Química:
    • Fase IV: Prova teórico-prática em formato de vídeo.
    • Fase V: Curso de Aprofundamento e Excelência em Química.
    • Fase VI: Prova de Seleção para as Olimpíadas Internacionais.