Olimpíada Brasileira de Química (OBQ)

Olimpíada Brasileira de Química - OBQ é uma competição anual de química de âmbito nacional. Tem por objetivo incentivar o interesse dos alunos pela química e descobrir jovens talentos. A Olimpíada Brasileira de Química é um evento competitivo, que anualmente se inicia no mês de agosto, para estudantes do Ensino Médio e tecnológico.

Criada em 1986 e ressurgida em 1996, por iniciativa do Instituto de Química da USP, com apoio da FAPESP, da Secretaria da Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, realizou o primeiro evento, com a participação de 5 estados brasileiros. Atualmente é promovida pelas Pró-reitorias de extensão da Universidade Federal do Ceará e pela Universidade Federal do Piauí e conta com participação de estudantes de todas as unidades da federação.

A OBQ também é o método de seleção dos estudantes que representarão o Brasil na Olimpíada Internacional de Química (IChO) e na Olimpíada Iberoamericana de Química.