Oficina de História: alunos do 9º ano do Ensino Fundamental 2 escrevem um Diário de um Soldado (2022)

Nas aulas da disciplina de História, os alunos do 9.º ano do Ensino Fundamental 2 tiveram contato com os acontecimentos da Primeira Guerra Mundial. Para enriquecer a aprendizagem, foi solicitado um trabalho de pesquisa, com a contextualização sobre o tema.

Como proposta principal, foram criados diários de um soldado francês na Primeira Guerra Mundial, narrado em primeira pessoa, por um personagem inventado. Nessa produção, os alunos relataram suas rotinas nas trincheiras, armas e técnicas militares, perdas humanas, vitórias e óbitos nas batalhas.

Alguns também anexaram cartas que foram enviadas às famílias durante a guerra, relatando os horrores no campo de batalha. Essa produção contou com pesquisas e técnicas artísticas para envelhecer as folhas e produzir um diário mais próximo à realidade da época.