Laboratório de Física: alunos da 2ª série do Ensino Médio constroem instrumentos ópticos (2022)

Na sexta-feira, 8/4/2022, os alunos da 2.ª série do Ensino Médio estiveram no Laboratório de Física realizando a construção de instrumentos ópticos com espelhos planos. Foram construídos os seguintes instrumentos:

1. Caleidoscópio: é um instrumento óptico que serve para criar efeitos visuais simétricos com o auxílio de um conjunto de espelhos e vidros coloridos. Atualmente, além do valor recreativo que possui, o caleidoscópio ainda serve para fornecer padrões de desenhos para artistas, ampliação de ambientes, marketing de lojas ou efeitos labirintos.

2. Periscópio: trata-se de um instrumento que permite as pessoas verem objetos que estão distantes, com mais detalhes, mantendo-se “escondido”. Ele tem usos diferentes e foi sendo desenvolvido ao longo do tempo com lentes mais potentes que aproximam a imagem do objeto.

3. Câmara escura: o principal objetivo da câmara escura é comprovar o princípio da propagação retilínea da luz. Esse princípio permite que a luz entre pelo orifício e atinja o anteparo da câmara. Caso a luz não se propagasse em linha reta, isso não aconteceria.

Os alunos puderam fazer a aula prática referente ao que aprenderam na Física teórica, em Óptica.