Após a leitura do livro do 1.º bimestre, Sherlock Holmes - Um Estudo em Vermelho, os alunos do 9.º ano participaram de uma roda crítica de leitura para que se levantassem os principais fatos narrados na história lida, bem como os elementos narrativos de um conto de mistério – inferência, raciocínio, premissas verdadeiras, premissas altamente prováveis, premissas pouco prováveis ou falsas e, não podendo faltar, a linha investigativa usada por Sherlock Holmes para desvendar o mistério no livro estudado.
Em seguida, com todo o embasamento teórico fornecido pelo professor de Literatura, os estudantes receberam distintivos de peritos criminais e, em grupos, foram desafiados a analisar e solucionar a cena de um crime cheio de mistério. Com informações registradas, fotos, coleta de evidências, levantamentos de hipóteses e fichas dos principais suspeitos estudaram o caso. Após a reunião, elaboraram um conto de raciocínio e mistério, inspirando-se nos elementos que compõem esse tipo de história, através da cena do crime fornecida pelo professor.