A importância do Folclore na Educação Infantil e no Ensino Fundamental 1 (2021)

O objetivo do projeto é ajudar a identificar e reconhecer as tradições de um povo e suas manifestações, valorizando a maneira de agir, pensar e sentir. O folclore brasileiro é muito variado, e as diversas regiões costumam apresentar manifestações específicas, de acordo com a formação cultural de seu povo. Basicamente, o folclore brasileiro apresenta três heranças culturais principais: a dos povos indígenas, a dos colonizadores portugueses e a dos negros africanos trazidos para o país como escravos. Embora em menor escala, são também importantes as contribuições dos imigrantes europeus que começaram a chegar ao Brasil. O folclore brasileiro abrange vários tipos de manifestação, desde as crendices, lendas e superstições, até os folguedos e as festas populares, passando por danças e comidas típicas.

A palavra folclore foi utilizada, pela primeira vez, pelo professor inglês William John Thoms, em 22 de agosto de 1846, data considerada Dia Internacional do Folclore. Folk, em inglês, significa povo, e lore, conhecimento. Folclore, então, seria um conhecimento emanado do povo.

O folclore está tão incluso em nossa vida que é normal não percebermos sua presença. “Quando uma criança convida a outra para brincar na rua, quando vão soltar pipa, jogar bola ou bolinha de gude, estão vivendo o folclore, a cultura popular”.