Representação didática do DNA: experiência interativa com alunos da 2.ª série do Ensino Médio (2025)

Para tornar o estudo da Biologia ainda mais interessante e significativo, os alunos da 2.ª série A do Ensino Médio participaram de uma atividade prática lúdica e educativa: a construção de uma molécula de DNA usando balas de goma e palitos.

A proposta teve como objetivo aprofundar o entendimento da estrutura do DNA – o ácido desoxirribonucleico – que contém as informações genéticas que determinam as características dos seres vivos. Por meio da montagem do modelo, os alunos puderam visualizar, de forma concreta, a famosa dupla hélice do DNA, bem como a disposição das bases nitrogenadas (adenina, timina, citosina e guanina), representadas por balas coloridas.

Durante a atividade, os palitos representavam as ligações entre as bases, e a estrutura helicoidal foi construída com criatividade e muita atenção aos pares corretos de bases (A-T e C-G). Além de facilitar o aprendizado, a experiência estimulou o trabalho em equipe, a organização e o raciocínio lógico.

Ao final, os alunos não apenas reforçaram o conteúdo aprendido em sala, como também se divertiram com a montagem – e, claro, alguns aproveitaram para saborear as balas após a conclusão do modelo!

Essa abordagem prática e interativa reforça como a ciência pode ser compreendida de maneira leve, criativa e, ao mesmo tempo, profunda.