Ciência em ação: alunos do 9.º ano investigam o comportamento dos fluidos não newtonianos (2025)

Na aula prática da disciplina de Ciências, os alunos do 9.º ano do Ensino Fundamental 2 tiveram a oportunidade de vivenciar, na prática, um conceito fascinante da Física: os fluidos não newtonianos. A experiência foi realizada utilizando maisena (amido de milho) e água, formando uma mistura que se comporta de maneira bastante curiosa.

Diferente dos líquidos comuns, como a água ou o óleo, que têm viscosidade constante, os fluidos não newtonianos variam sua viscosidade de acordo com a força aplicada sobre eles. Na prática, isso significa que a mistura de maisena com água parece sólida quando pressionada com força, mas volta a se comportar como um líquido quando a pressão é removida ou aplicada suavemente.

Durante a experiência, os alunos puderam perceber que, ao bater com força na superfície do fluido, ele resistia ao impacto, quase como se fosse uma substância sólida. No entanto, ao mergulhar lentamente a mão, a mistura se comportava como um líquido, permitindo que os dedos afundassem com facilidade. Essa mudança de comportamento despertou muita curiosidade e entusiasmo entre todos.

A atividade proporcionou uma vivência concreta de conceitos muitas vezes difíceis de compreender apenas pela teoria, como viscosidade, força, pressão e as leis de Newton. Além disso, estimulou o pensamento científico, a observação e a investigação, promovendo uma aprendizagem mais significativa e divertida.

Ao final, os alunos refletiram sobre como substâncias como essa estão presentes em nosso dia a dia, e discutiram outras aplicações dos fluidos não newtonianos, como em coletes à prova de balas ou em materiais de segurança.

Foi, sem dúvida, uma experiência marcante e enriquecedora, que uniu ciência, curiosidade e diversão!