Os alunos da 1.ª série do Ensino Médio realizaram uma apresentação especial baseada nas histórias do livro O Homem que Calculava, de Malba Tahan. A obra, que combina elementos de aventura, cultura oriental e problemas matemáticos, foi explorada de forma criativa pelos estudantes, que se dividiram em grupos para representar diferentes episódios vividos por Beremiz Samir, o protagonista.
Cada grupo escolheu um capítulo ou situação marcante do livro e fez uma dramatização, buscando não apenas interpretar os personagens, mas também explicar os desafios matemáticos envolvidos. Os alunos demonstraram grande envolvimento ao recriar, por exemplo, o famoso problema dos 35 camelos, o enigma das maças e a divisão dos pães, cálculos feitos para resolver questões de divisão de riquezas e raciocínio lógico.
Além da encenação, os estudantes também prepararam cartazes, e recursos visuais para ilustrar os contextos históricos e geográficos das histórias, destacando a ambientação no mundo árabe e a importância da matemática como ferramenta de justiça, sabedoria e resolução de conflitos.
A atividade teve como objetivo promover a interdisciplinaridade entre matemática e literatura, estimulando o raciocínio lógico, a interpretação de texto e a expressão oral. Foi uma oportunidade para os alunos desenvolverem a criatividade, o trabalho em equipe e o gosto pela leitura.