Matemática em cena: alunos da 1.ª série do Ensino Médio recriam as histórias de “O Homem que Calculava” (2025)

Os alunos da 1.ª série do Ensino Médio realizaram uma apresentação especial baseada nas histórias do livro O Homem que Calculava, de Malba Tahan. A obra, que combina elementos de aventura, cultura oriental e problemas matemáticos, foi explorada de forma criativa pelos estudantes, que se dividiram em grupos para representar diferentes episódios vividos por Beremiz Samir, o protagonista.

Cada grupo escolheu um capítulo ou situação marcante do livro e fez uma dramatização, buscando não apenas interpretar os personagens, mas também explicar os desafios matemáticos envolvidos. Os alunos demonstraram grande envolvimento ao recriar, por exemplo, o famoso problema dos 35 camelos, o enigma das maças e a divisão dos pães, cálculos feitos para resolver questões de divisão de riquezas e raciocínio lógico.

Além da encenação, os estudantes também prepararam cartazes, e recursos visuais para ilustrar os contextos históricos e geográficos das histórias, destacando a ambientação no mundo árabe e a importância da matemática como ferramenta de justiça, sabedoria e resolução de conflitos.

A atividade teve como objetivo promover a interdisciplinaridade entre matemática e literatura, estimulando o raciocínio lógico, a interpretação de texto e a expressão oral. Foi uma oportunidade para os alunos desenvolverem a criatividade, o trabalho em equipe e o gosto pela leitura.