Para complementar as aulas teóricas de Biologia, os alunos da 2.ª série do Ensino Médio realizaram testes para identificação da tipagem sanguínea e do fator Rh. Através desta atividade prática, estudaram os mecanismos hereditários que determinam o sistema ABO e, ao mesmo tempo, descobriram a qual grupo pertencem.
Durante a prática laboratorial, a professora de Biologia realizou a assepsia do local e fez a coleta das gotas de sangue para serem colocadas sobre as lamínulas. Em seguida, foram misturadas com os soros, anti-A, anti-B e anti-D (anti-Rh) e, assim, foi possível observar a presença ou ausência de aglutinação.
A partir das misturas dos reagentes, os estudantes descobriram o seu tipo sanguíneo, que varia em cada indivíduo entre os grupos A, B, AB e O, além de perceberem se seu Rh se apresenta positivo ou negativo.
A articulação entre teoria e prática é essencial para que todos os alunos obtenham o melhor aproveitamento possível das aulas. Os resultados obtidos junto aos estduantes, com a aplicação do experimento na sala de aula, mostraram como a utilização de atividades práticas promove a melhor compreensão do conteúdo de genética.