O corpo humano é um organismo e não uma máquina.
A máquina é projetada racionalmente, sua manutenção é feita por regulagens e a substituição de peças prolonga seu funcionamento por tempo indeterminado. Uma pessoa é gerada a partir de paixões e desejos; seus sistemas desenvolvem-se pelos cuidados de outros seres, com forte carga genética, psicológica e cultural. Além disso, ela interage com os meios natural, social e econômico, para definir seu futuro.
Ao contrário da máquina, que pode ser restaurada, nosso corpo, apesar das suas sistematizações de preservação, ao longo da vida, degenera-se até a morte. Um médico, diante das diversidades orgânicas dos pacientes, não é um técnico que reconfigura e troca peças de uma máquina para otimizá-la.
Várias grandezas físicas são associadas às práticas de controle, diagnóstico, tratamento e prognóstico na área da saúde.
Durante a aula do Itinerário Formativo de Física Médica, os alunos da 2.ª série do Ensino Médio realizam exames relacionados às grandezas físicas, como aferição de temperatura, frequência cardíaca, circunferência abdominal e saturação percentual de oxigênio no sangue.