Café Filosófico do Colégio Monforte: estimulo à discussão e à reflexão de temas da sociedade contemporânea (2023)

Nesta aula, foi realizado o Café Filosófico, no qual os estudantes elaboraram poemas que tratavam sobre aspectos e problemas sociais da atualidade, como: feminismo, justiça social, empatia, solidariedade, lutas raciais, etc., de modo descontraído, proporcionando um ambiente propício para a reflexão e o diálogo. Para isso, também foram previamente elaboradas perguntas diversas que pudessem favorecer os debates, permitindo que fosse discutido e explorado questões filosóficas de temas relacionados à vida, à sociedade e à existência humana.

O principal objetivo do café Filosófico foi o diálogo reflexivo. Os alunos foram encorajados a compartilhar suas ideias, questionamentos e perspectivas sobre diversos temas. O respeito pelas opiniões dos outros e a construção colaborativa do conhecimento foram fundamentais nesse momento. O objetivo não era chegar a um consenso, mas sim explorar ideias e perspectivas de maneira construtiva.

Os cafés filosóficos têm suas raízes na tradição dos cafés literários e filosóficos que surgiram na Europa, especialmente na França, nos séculos XVII e XVIII. No entanto, a forma contemporânea de café filosófico se espalhou por todo o mundo e continua a ser uma maneira popular de promover o pensamento crítico e a discussão de questões profundas em um ambiente acessível e informal.