Brincadeiras, oficinas, desfiles e bloquinhos de samba nas comemorações de Carnaval do Monforte (2023)

É real e oficial: o carnaval já chegou ao Monforte! A folia tomou conta de nosso Colégio e os alunos aproveitaram muito as brincadeiras e as oficinas. Os estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental 1 curtiram a festa à fantasia ao som das famosas marchinhas carnavalescas.

O carnaval é uma festa popular coletiva que existe desde a Antiguidade. Os povos daquela época já costumavam comemorar a chegada da primavera ou o solstício de verão (o dia mais longo do ano). As celebrações variavam, mas sempre se caracterizavam pela intensa alegria e pela quebra de certas regras, como o respeito à hierarquia social. Durante a Idade Média, o carnaval foi uma festa das camadas populares, cujos divertimentos incluíam muitas sátiras aos poderosos, sob a desculpa de que os foliões faziam papel de loucos (aliás, folia provém do francês folie, que significa loucura).

Hoje em dia, o carnaval praticamente desapareceu na Europa. Entretanto, ele se mantém firme e forte em certas regiões das Américas onde a cultura europeia se misturou com influências dos escravos africanos. O mais importante desses carnavais é, sem sombra de dúvida, o brasileiro. No final do século XIX, os foliões cariocas começaram a se organizar para desfilar fantasiados no carnaval. As músicas carnavalescas brasileiras comportam muitos ritmos. Os mais conhecidos são a marchinha, o samba, o frevo (este, sobretudo, em Pernambuco), o maxixe e o axé.