Jogos educativos estimulam o processo de ensino-aprendizagem de crianças da Educação Infantil (2020)

Com a evolução da tecnologia e a popularização do uso do computador, a escola vem utilizando os recursos tecnológicos em prol da construção de conhecimentos, formando inovadoras práticas pedagógicas.

Esta nova prática interfere na forma de lidar com os alunos, com os recursos, com as relações que se estabelecem entre professor-aluno, aluno-aluno, aluno-tecnologias.

A inclusão tecnológica é de extrema importância nas escolas, visto que é uma forma de estimular os interesses do educando na construção do conhecimento através de recursos presentes em seu cotidiano.

Essa interatividade é fundamental para ensinar novos aspectos e estimular o que eles aprendem. Em idades mais novas a interatividade pode ser um fator determinante no interesse do aluno pelo que se aprende. Esse aspecto se mantém ao longo da vida escolar. É preciso estar sempre atualizado para poder manter a atenção dos alunos, principalmente em eras tão digitais.

Outro ponto fundamental para a introdução da informática nas escolas é a preparação dos alunos para entrar em um mundo mais tecnológico, podendo dar a eles uma base simples para que possam desenvolver suas próprias habilidades futuras.

Nas aulas de Informática, através de jogos educativos os alunos aprendem brincando. Tornando-se fortes aliados no processo ensino-aprendizagem, os jogos prendem a atenção do aluno à aula, permitindo-o que seja o construtor de seu próprio conhecimento.