Ensino Médio

No Ensino Médio, desenvolvemos a capacidade de pesquisa do aluno, através de projetos de trabalho de conclusão de curso, monografia, exposições e simpósios, nos quais é o protagonista das ações, potencializando a busca de informações, aprendizagem e talento.

O Colégio Monforte tem como meta formar cidadãos críticos e atuantes na sociedade em que estão inseridos, além de preparar o aluno para enfrentar com segurança o Enem – Exame Nacional do Ensino Médio e os exames vestibulares mais concorridos e desafiadores.

O conteúdo programático do Ensino Médio é estudado na 1.ª e 2.ª série. Na 3.ª série, a matéria é revista e aprofundada, o que dispensa o aluno de um curso preparatório para os vestibulares.

Nossa programação para o Ensino Médio é composta por projetos avançados, preparatórios para olimpíadas científicas, laboratório de redação, programa de incentivo à leitura e à criação de textos, tecnologias e suas matrizes, plantão de dúvidas, orientação vocacional, projetos solidários, aulas multimídia, avaliações interdisciplinares, simulados preparatórios para Enem e vestibulares com atividades complementares. Um universo de oportunidades é oferecido aos alunos no Ensino Médio do Monforte.

Novo Ensino Médio

O Novo Ensino Médio proposto pelo MEC é o perfil pedagógico adotado pelo Colégio Monforte. A completa formação do(a) estudante sempre foi o nosso projeto de vida, acalentado com muita dedicação aos nossos alunos. Pelo olhar, pela criatividade e interesse em aprender, tem sido o(a) aluno(a) a nos conduzir em uma longa caminhada educacional.

Desde o início, em 2003, quanto empenho dos professores em oferecer educação de qualidade! Nossa retrospectiva aponta com certeza à qualidade de tudo que nos propomos a fazer e a dedicação de todos resulta neste excelente trabalho pedagógico. Brilhantes desempenhos dos alunos em olimpíadas científicas, feiras de ciências, apresentações de teatro, mostras de arte e projetos de pesquisas. Vemos a nossa escola implantada nos domínios da natureza e nas ciências humanas, nas vivências dos laboratórios e nas tecnologias adotadas por nossa escola. Professores em constante atualização, na observação do caminhar dos estudantes ao longo do tempo. Orientadores no amparo às necessidades emocionais dos alunos. Pais e responsáveis em permanente parceria conosco. E nosso Sistema de Ensino Objetivo agregando cada vez mais conhecimento e valores sociais aos nossos alunos.

Manter-se na lembrança da vida escolar das pessoas por 20 anos com o título de melhor escola, é uma conquista que muito nos honram.

O nosso itinerário tem sido pavimentado por cada estudante. Seja nas salas de aula, testando nos laboratórios, apresentando-se em um palco, conquistando medalhas científicas, ou simplesmente se sentando nas cadeiras do pátio, em meio a conversas e risos, são crianças e jovens que nos engrandecem e nos enchem de orgulho.

Com o Novo Ensino Médio, o(a) estudante poderá optar entre dois domínios: Ciências da Natureza e Ciências Humanas. Dentro deles, estruturam-se duas grandes esferas: Formação Geral Básica e Itinerários Formativos, que comportam as disciplinas de todas as áreas do conhecimento (conforme o quadro detalhado adiante).

Com um currículo mais flexível, o(a) aluno(a) poderá aprofundar os estudos nas áreas em que apresentar maior interesse ou considerar relevantes para si, para a sociedade, para o planeta. Uma educação que envolve aspectos intelectuais, físicos, emocionais, sociais e culturais.

Em 2021, demos início à 1.ª série do Novo Ensino Médio. Em 2022, foi a vez da 2.ª série e, em 2023, a implantação chegou à 3.ª série.

No Colégio Monforte, mais uma vez, com dedicação e entusiasmo, os professores preparam aulas, laboratórios e oficinas para que o(a) aluno(a), como sempre, possa escolher por qual porta entrar, por qual degrau subir, por qual pódio se erguer, por qual palco brilhar.

1.ª série

2 – Práticas de Biologia e Química

1 – Atualidades Contemporâneas
2 – Oficina de Aprimoramento Argumentativo

Observação: nas 2.ª e 3.ª séries temos ainda Itinerários Formativos de Aprofundamento em Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Inglês, Matemática, Português, Química e Sociologia.

Conheça de perto o Novo Ensino Médio do Colégio Monforte.