Consumo consciente do uso da água é o tema das aulas do Colégio Monforte

Sem água, a vida seria impossível na Terra, pois é um bem indispensável a qualquer forma de vida. Na sua escassez, se faz necessário conscientizar as crianças em relação ao uso da mesma, com responsabilidade, economia, sem desperdícios, e, respeitando à natureza, desenvolveremos hábitos sustentáveis e de preservação com olhar voltado para o meio ambiente.

É muito importante que os alunos sejam orientados sobre este tema, pois a diminuição dos recursos naturais do nosso planeta é algo que deve ser tratado com muita responsabilidade e seriedade.

Como parte do nosso projeto “Meio Ambiente”, os alunos apresentaram diversos trabalhos representando as mudanças necessárias para a preservação dos recursos naturais como a delimitação de reservas ecológicas, o uso racional de recursos naturais, leis de controle de emissão de poluentes e a conscientização do ser humano que insiste na destruição da natureza (fauna e flora).

Além disso, nas aulas de matemática trabalhamos com o tema “Escassez da água”, o qual os alunos fizeram a interpretação de gráficos sobre o custo para tratar um litro de água potável e o consumo médio de água em atividades básicas do dia a dia, tais como lavar louça, lavar o carro, lavar calçadas e de higiene pessoal: escovar os dentes, tomar banho, dar descarga e etc, representando matematicamente o quanto de água é utilizada de forma indevida.

Para o desenvolvimento dos trabalhos as crianças puderam utilizar diversos recursos como: slides, cartazes, vídeos, gráficos, imagens, maquete, músicas entre outros. Após as apresentações e explicações concluíram que, com pequenas mudanças de hábitos e atitudes no dia a dia, conseguimos grandes mudanças em prol do meio ambiente, garantindo qualidade de vida para si e para as próximas gerações.