Meu filho está na Educação Infantil, o que devo fazer agora?

A entrada na escola é um grande salto em relação à conquista da autonomia. E, mais uma vez, tende a ser mais difícil para os pais do que para as crianças. Mas, como tudo na vida, o período de adaptação na escola logo passa, dando lugar a novos aprendizados e vivências enriquecidas.

Uma das grandes vantagens da convivência escolar, aliás, está na diversidade, o que se dá principalmente por meio do contato com crianças de várias famílias.

Como a primeira ida à escola ou até a troca de instituição faz com que a criança tenha que enfrentar uma situação completamente nova, é normal que ela sinta medo e adote comportamentos de insatisfação. Porém, com algumas atitudes é possível deixar a criança mais tranquila e preparada para a adaptação escolar e seus responsáveis também.

Parceria instituição e família: uma melhor adaptação escolar

A escola é protagonista no planejamento e na execução do processo de adaptação. Porém, não precisa e nem deve fazer isso sozinha. É fundamental que conte com o auxílio dos pais dos alunos. Um acolhimento bem-sucedido mostra à criança que a escola é um ambiente em que ela pode se sentir bem, se divertir e fazer novas amizades, podendo ser ela mesma, mesmo sendo mais tímida ou extrovertida.

Estimule a autonomia das crianças

O desenvolvimento da autonomia na infância colabora com uma série de aspectos na evolução dos pequenos. Com a dose certa de independência, o crescimento se torna mais saudável e a criança adquire aprendizados que serão úteis pelo resto da vida.

Uma criança que aprende a ser mais independente desenvolve melhor sua capacidade de interagir com outras pessoas sem a intervenção dos pais. Essa habilidade será necessária, por exemplo, na escola, quando a criança terá que interagir com o professor e com os colegas de classe.

A inteligência emocional na infância tem dois aspectos centrais: o primeiro é aprender a lidar com as frustrações. É nesse período que os filhos precisam aprender que nem tudo acontece da forma como eles querem, e que é preciso aceitar. Os jogos, por exemplo, são uma ótima forma de ensinar a criança que nem sempre se pode ganhar.

Quando a criança apresentar um problema, não dê logo a solução. Reflita com ela sobre a situação e incentive-a a pensar sozinha em como solucionar a questão.

Ensine a lidar com as frustrações

A criança não pode sair sempre ganhando. Muitos pais acabam cometendo esse erro por medo de decepcionar os filhos, mas é preciso que eles aprendam o quanto antes a lidar com suas próprias frustrações.

Esses aprendizados e as interações pessoais produzem diversas oportunidades e ensinamentos, por isso, sempre reflita e converse com seu filho para que a lição seja internalizada.

Todas essas atitudes são imprescindíveis para o processo de adaptação escolar, visto que a educação é uma das áreas que está se ressignificando constantemente.