Palestra O combate às drogas lícitas e ilícitas conscientiza estudantes sobre as consequências do uso do álcool e das drogas

Os estudantes do Colégio Monforte participaram de uma palestra enriquecedora, na manhã da quarta-feira, 28/8, realizada pela Soldado Camila, do 29.º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano (Bpmm), responsável pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) nas escolas da região do Itaim Paulista, com o objetivo de trabalhar a temática dos malefícios do uso de álcool e outras drogas, apresentando os efeitos e as consequências para a vida dos jovens, na perspectiva da redução de danos.

A palestrante Camila enfatiza que a adolescência é a fase mais complexa do desenvolvimento humano, por ter muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo, vários conflitos internos e externos, questionamentos sobre integrações em grupo, sendo necessário um cuidado e atenção maior. “Quando levamos informações a respeito de álcool e outras drogas com base em estudos para o ambiente escolar, estamos conscientizando os estudantes do que essas substâncias causam no corpo e na mente, interferindo no processo de aprendizagem, possibilitando, também, a divulgação da rede e locais de apoio que podem ser buscados. E, por fim, apresentamos alternativas saudáveis (de acordo com cada contexto social e territorial), que podem proporcionar a sensação de relaxamento, bem-estar e animação que se buscam ao consumir essas substâncias", reforça.

Foi uma manhã muito produtiva! Os alunos foram incentivados a participarem com perguntas e colocações relacionadas à influência do meio em que vivem, os aspectos sociais que levam os adolescentes às drogas e como fazer para evitar o consumo das drogas.

Segundo a Orientadora Pedagógica do Ensino Fundamental 2 e do Ensino Médio do Colégio Monforte, Audrey Júlia Idelfonso, “o objetivo dessa ação é mostrar aos alunos que eles não estão sozinhos nessa caminhada como adolescentes, e sim que estão em busca de uma formação, de uma autoafirmação e de um propósito para suas vidas”.