MCTI - Brasília: Catarina Ribeiro conquista o 1.º lugar de todo o Brasil e recebe medalha de ouro em cerimônia de premiação da ONC!

Catarina Ribeiro de Oliveira e José Henrique Alves De Sousa, alunos do Ensino Médio do Colégio Monforte, foram premiados com medalha de ouro na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) 2023.  A solenidade de premiação realizada no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em Brasília, no dia 11 de novembro, reuniu os 50 melhores estudantes de Ciências do Brasil.

Dentre os medalhistas, Catarina foi a destaque da competição, pois ocupou o 1.º lugar do Nível C de todo o Brasil, destinado a estudantes da 1.ª série. “Ter o privilégio de receber a medalha de ouro da ONC da excelentíssima ministra do MCTI, em Brasília, e estar reunida aos 50 primeiros colocados da olimpíada, os 10 melhores de cada nível, foi uma honra! Devo agradecer à minha família, que sempre me encorajou a enfrentar desafios com excelência, e ao Colégio Monforte, por acreditar no potencial de seus estudantes, proporcionando condições de estudos avançados no programa de olimpíadas científicas, realizando inscrições e acompanhando nossas conquistas!”, comemora a estudante.

Apaixonada por Ciências e sempre em busca de novas descobertas, seu empenho e dedicação é conhecido por todos. A jovem de apenas 15 anos vem conquistando diversas premiações, sendo as mais recentes a medalha de ouro nas olimpíadas Nacional Feminina de Química (Quimeninas) e Vitalis de Medicina.

As professoras Simone e Solange Ribeiro, que acompanharam Catarina e José na cerimônia, destacam a importância das olimpíadas científicas para o estímulo às Ciências. “As competições científicas desafiam os alunos a aplicarem seus conhecimentos em situações práticas, estimulando o desenvolvimento do pensamento científico, o raciocínio lógico e a criatividade. O recebimento da medalha de ouro no Ministério, pela excelentíssima Ministra Luciana Santos e a sua equipe, além da comissão organizadora da ONC, foi um reconhecimento inesquecível e importante para os estudantes. Além disso, provocou o despertar no interesse por carreiras científicas, influenciando escolhas futuras.”, afirmam.

Sobre a Olimpíada Nacional de Ciências (ONC)

A ONC contou com a participação de 4 milhões de estudantes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio de todo o Brasil. Realizada em duas fases, nos meses de agosto e setembro, um dos diferenciais da competição é o formato interdisciplinar da prova, que envolve questões de Astronomia, Biologia, Física, História e Química.

A olimpíada é organizada pelo MCTI, em parceria com a Associação Brasileira de Química, o Instituto Butantã, a Sociedade Astronômica Brasileira, a Sociedade Brasileira de Física e o Departamento de História da Unicamp.

O Colégio Monforte é a escola com o maior número de alunos premiados na ONC em sua região. O excelente desempenho já é uma tradição. Em 2023, foram conquistadas 22 medalhas: 5 de ouro, 2 de prata, 3 de bronze e 12 menções honrosas (confira os alunos premiados).

Parabéns, alunos e professores do Colégio Monforte!