Neurociências: após serem os melhores na fase estadual, alunos do Monforte classificam-se para a fase nacional da OBN

Desde a sua fundação, em 2003, o Colégio Monforte coleciona importantes reconhecimentos em competições estudantis regionais e nacionais. Todos os anos, nossos alunos marcam presença nos pódios olímpicos e reforçam a tradição do colégio em ter o maior número de conquistas nesses torneios entre as escolas da região. E assim, o Colégio Monforte inspira as novas gerações de alunos que almejam vagas nas melhores e maiores universidades públicas, federais e particulares.

Brain Bee é o nome dado às Olimpíadas de Neurociências, que formam uma iniciativa nacional voltada a estudantes do Ensino Médio que visa a incentivar a busca pelo conhecimento sobre o sistema nervoso e estimular o interesse dos alunos pela pesquisa acadêmico-científica nas diferentes áreas das neurociências.​

Atualmente, existem cerca de 160 coordenadores de Olimpíadas de Neurociências distribuídos em comitês locais por todo o mundo, inclusive em hospitais, como Burke Rehabilitation Hospital (EUA), Rhode Island Hospital (EUA), Montreal Neurological Institute and Hospital (Canadá), Hotchkiss Brain Institute (Canadá), Heidelberg University Hospital (Alemanha), entre outros. O torneio é realizado em três fases (local, nacional e internacional) e com competidores nos seis continentes. Para a competição mundial, um representante de cada país é selecionado a partir de seleções nacionais que agregam os candidatos indicados pelos comitês locais de cada cidade.

O Colégio Monforte comemora agora mais uma importante conquista: neste ano, com a primeira participação na Olímpiada Brasileira de Neurociências (OBN), tivemos como destaque os alunos Catarina Ribeiro de Oliveira e José Henrique Alves de Sousa, ambos da 1.ª série do Ensino Médio, que receberam certificados de menção honrosa e ficaram entre os 10 melhores no Brasil.

O curso preparatório para a competição foi promovido pelo Programa Monforte de Incentivo ao Talento (ProMIT), através das professoras-orientadoras de Biologia Simone Oliveira e Solange Ribeiro, as quais elaboraram uma programação de estudos com roteiro e fontes de pesquisa direcionados à temática da olimpíada. Catarina Oliveira e José Sousa já participaram de outras olimpíadas do conhecimento. “Manter uma rotina de estudos organizada permitiu-me dedicar a maior parte possível do meu tempo para me preparar para as olimpíadas”, conta a aluna premiada.

Parabéns, Catarina Ribeiro de Oliveira e José Henrique Alves de Sousa! Parabéns, professores do Monforte!