IYPT – Paquistão: Otávio Augusto Monforte conquista medalha de prata na Copa do Mundo da Física

Se a conquista de medalhas em olimpíadas científicas internacionais é um feito para poucos, imagine destacar-se em uma competição que reúne os melhores estudantes de Física do Mundo e de inúmeros países convidados? Em mais uma excelente atuação em disputas científicas, o Brasil foi bem representado: desta vez, em terras paquistanesas, Otávio Augusto Monforte de Oliveira, aluno do Sistema de Ensino Objetivo, conquistou medalha de prata, representando o País no Torneio Internacional de Jovens Físicos (IYPT).

Realizado entre os dias 18 a 25 de julho de 2023, Murree (Paquistão), o IYPT 2023, maior torneio de física do mundo, contou com a participação de 14 delegações de todos os continentes, superando competidores tradicionais como Bulgária, Irã, Croácia, México, entre outros.

Entre março e julho, a delegação brasileira preparou-se dedicando horas intermináveis de estudos para entregar os melhores problemas no torneio internacional. Os estudantes reuniram os melhores modelos teóricos e refinaram seus experimentos para alcançar o melhor resultado na competição.

Conhecido como a “Copa do Mundo da Física”, o IYPT é uma olimpíada científica de altíssimo nível voltada a alunos do Ensino Médio. O torneio tem um formato totalmente diferente de outras competições: equipes discutem resoluções de problemas de Física. As sessões são chamadas de Physics Fights (PFs), isto é, debates que acontecem em rodadas de 50 minutos, com abordagem exclusivamente em língua inglesa. A cada uma delas, há revezamento das equipes como relatoras, oponentes e avaliadoras. Por fim, uma banca de jurados dá as notas.

Para se ter ideia do nível dos problemas apresentados, algumas das resoluções são divulgadas na forma de artigos em publicações científicas reconhecidas mundialmente. Além da dificuldade dos problemas, a olimpíada traz a todos os participantes desafios que vão além dos PFs, como as diferenças de fusos horários, lugar, clima, alimentação, além, é claro, da utilização irrestrita do inglês.

Otávio Augusto Monforte deixa seu nome gravado no IYPT, com nada mais, nada menos que uma medalha de prata no mais prestigiado Torneio Internacional de Física, que o coloca entre os melhores do mundo.

Com muito orgulho e emoção, o Colégio Monforte, através da Direção Escolar, da Gestão Pedagógica e da Equipe Docente, parabeniza nosso gênio da física e todos os estudantes participantes do IYPT.