Eduardo Nobre Perez de Paiva, aluno da 1ª série do Ensino Médio, conquistou medalha de prata na Olimpíada Camaleão de Química (OCQ), realizada em junho de 2021.
O Portal Monforte acompanha sua trajetória e traz aos leitores um pouco de sua história. Acompanhe a entrevista:
Portal Monforte: Eduardo, qual a fórmula para ser um bom aluno?
Eduardo Nobre: Para mim, a "fórmula" é ser autodidata e ir atrás de algo mais nos conteúdos. Claro que o conteúdo escolar tem sentido e foi bem planejado, mas nem sempre irá atender às necessidades de todos os alunos ao mesmo tempo.
Portal Monforte: Qual foi a conquista olímpica mais importante?
Eduardo Nobre: A terceira medalha de ouro consecutiva na OCM, porque ela mostra a consistência dos meus resultados.
Portal Monforte: O que te fascina em participar das olimpíadas?
Eduardo Nobre: A competitividade saudável (não o mesmo que rivalidade), porque ela ensina, antes de tudo, a ganhar e perder, além de encorajar os alunos a se superarem nos resultados.
Portal Monforte: Qual é sua matéria predileta?
Eduardo Nobre: Não há nenhuma disciplina que eu não goste em particular; me encanto por várias, como Matemática, por exemplo. Mas a Biologia é fascinante: estudar a vida e seus mecanismos é adorável.
Portal Monforte: Quais conselhos daria para quem deseja ingressar em uma universidade internacional?
Eduardo Nobre: Pesquisar sobre a universidade, principalmente seus processos seletivos e os pré-requisitos para a entrada; dominar a língua estrangeira; e ter um planejamento financeiro.
Portal Monforte: Dê uma dica de estudo para os alunos que desejam seguir o seu caminho.
Eduardo Nobre: Não existe receita mágica; é preciso, assim como em qualquer outra coisa, disciplina, autoconfiança e espírito vencedor. Contudo, a minha dica é que você defina de forma bem clara os seus objetivos, pois assim você perceberá que o estudo não é uma obrigação, e, sim, uma ferramenta que vai te levar aonde você quer chegar.