Comunicado aos responsáveis

Senhores responsáveis,

O Monforte é um colégio com 18 anos de experiência educacional. Uma das características de nossa escola é buscar aprimorar a prática docente com professores que ministram aulas com dedicação e respeito a aprendizagem dos alunos.

Os professores do Colégio Monforte sempre se destacaram pela incansável dedicação em atender as exigências dos tempos. Foi assim em 2020. Está sendo agora.

Em 2021, prevendo a avassaladora pandemia da Covid-19, o Monforte tornou-se ainda mais próximo das necessidades dos alunos. Levou a instalação de sala de aula digital em toda a unidade escolar, com o empenho dos professores, dos colaboradores, da orientação e coordenação pedagógica, e a dedicação da direção escolar. Implantamos o ensino híbrido, com a plataforma EaD no Portal Monforte, e aulas remotas, que permitem o ambiente em tempo real da sala de aula presencial.

Neste ano, o tão aguardado retorno presencial chegou, carregado de cuidados, conforme nosso Protocolo de Diretrizes de Segurança Sanitária. O ensino híbrido, com aulas presenciais e remotas, vêm sendo ministrado, simultaneamente, a uma parte dos alunos dentro do Monforte e a outra em casa, toda a escola se organizou para o revezamento dos estudantes. Somente a Educação Infantil voltou inteiramente ao presencial, conforme autorização das autoridades educacionais.

No entanto, a incessante pandemia tem se mostrado mais grave nos últimos dias. E a vacinação ainda não contempla toda a população, no Brasil.

A fim de resguardar as necessidades dos alunos e seus familiares e, de acordo com as orientações sanitárias e educacionais que incluíram "escola" no grupo de primeira necessidade, o Colégio Monforte continuará com seu cronograma de ensino híbrido, com aulas de forma escalonada e 35% dos alunos no presencial e a outra parte no on-line, em aulas síncronas. Assim, respeitará a família que se inclui no trabalho essencial e precisa de seu filho na escola.

E, também, de 8 a 19 de março de 2021, período da fase vermelha de contenção a Covid-19, atenderemos a família que tem necessidade do ensino exclusivamente on-line, desde que o motivo seja devidamente "comunicado" ao e-mail pedagógico do colégio, para, assim, terem a liberação do ensino on-line, que requer a entrega das atividades na escola pelo responsável, conforme o pedido dos professores para acompanhamento do rendimento escolar do aluno.

Reiteramos toda atenção no cumprimento dos protocolos de saúde e higiene quanto a Covid-19, para preservar a vida dos alunos, professores e colaboradores, precisamos de cuidados intensivos, nos lares, no transporte e na escola, fazendo uso de máscara, distanciamento social, higienização das mãos com álcool em gel 70% e de roupa exclusiva para a escola (uniforme escolar completo, inclusive a blusa).

Esperamos, mais uma vez, contar com a compreensão dos senhores. Estamos atendendo a uma atitude emergencial, importante e necessária, com um trabalho sério e de respeito a todas as famílias.

Atenciosamente,

Direção Escolar.