Todos contra o Bullying: os pequenos aprendem como lidar com esta situação

Há a necessidade de que a escola perceba que com a mesma importância e responsabilidade que tem em formar os sujeitos para o mundo, ela também tem na formação de cidadãos éticos e participativos, buscando um sentido para suas vidas, e que possam, também, ter um sentido na coletividade.

O bullying é um tema importante a ser tratado em todos os níveis de ensino, este assunto vem se disseminando entre as mais diversas camadas sociais, e a escola, como unidade social, tem o papel fundamental de reconhecer a prática do bullying em seu ambiente, visando à construção do respeito mútuo frente às diferenças.

Algumas pessoas podem achar que por serem tão pequenas, as crianças não praticam o bullying. No entanto, especialistas alertam que a conduta inadequada pode ocorrer nessa fase também, pensando nisso, abordamos temáticas sobre a diversidade, pois elas colocam as diferenças em evidência, valorizando-as. Junto a isso, estimulamos o diálogo e a resolução de conflitos entre os alunos.

A partir de dinâmicas, os alunos desenvolvem o respeito e a interação social saudável. E aliadas a elas, os professores se tornam o principal exemplo, demonstrando a importância do respeito mútuo como um valor fundamental.