Page 7 - Monforte News - Dezembro de 2012
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MEMÓRIA                                                                             ACONTECEU
         20 de outubro - Dia da Consciência Negra                                                                        Sudoku

                                                                                                    udoku por escrito é um  preciso  usar  nº  de  1  a  9,  não
        O Dia  Nacional  da  Consciência  Ne- afinar  o  nariz,  característica  europeia   S
        gra é dedicado à reflexão sobre a in- branca. Apenas para se igualarem. O                   quebra– cabeça basea- pode  repetir  o      número    na
        serção do negro na sociedade brasilei- que  demonstra  um  sofrimento  juvenil              do na colocação de ló- vertical  na  horizontal  e  nem
        ra.  A  data  foi  escolhida  por  coincidir  de transição.                                 gicas  de  números.  É  no mesmo quadrado !!!
        com  o  dia  da  morte  de  Zumbi    dos                                            um jogo que parece um quebra
        Palmares                                                                            -cabeça  que  precisa  usar  nú-   O  objetivo  é  preencher  os
                                                   AUTO PERSEGUIÇĀO                                                            quadrados com todos os núme-
                  VOCÊ SABIA?                O crime de racismo existe e abrange            meros de 1 a 9 sem repetição.      ros.
                                            todas as raças, sendo mais comum
        Pelo menos 70% dos casos de racis-   com negros e “amarelos” – asiáticos.
        mo acontecem nas escolas. Devemos     Com isso, há uma especulação na
        o fato à educação preconceituosa pas-  casa desses jovens que tudo pode ser         Como se    Joga ?
        sada  pelos  pais  ou  por  um    simples   interpretado como racismo. Isso acaba   É
        gesto  de  rebeldia  dos  filhos?    Com   sendo feito, de uma forma direta, ou
        tudo, é claro que deve haver a partici-  indireta. 55% dos casos de racismo                                      Classificação
        pação da escola na formação de opini-  sāo constatados por nāo haver ofen-                                      Fundamental II
        ão            do             aluno.   sas à raça, mas sim uma condenação
        Hoje vemos que o mercado e o mundo   a algo que o mesmo praticou. Por is-               1º Gabriel                      8ºA
        aceitaram  a  igualdade  humana  e  to-  so, devemos lutar pela igualdade de
        dos  sāo  tratados  de  uma  maneira   direitos, e sobretudo, cidadania de              2º Benjamin                     9ºA
        igualitária,  mas  só  no  papel  há  essa        todos.
        ação.  Com  estudo  de  alguns  dados          Vocabulário                              3º Matheus Pereira              8ºA
        podemos observar que dos crimes de   preconceito = um pré conceito sobre                                            Médio
        racismo : 60% sāo pessoas jovens, ou   algo, sem conhecimento sobre o as-
        em ambiente escolar; e 40% sāo cole-              sunto.                                1°Natalia  Secário              3ºA  Médio
        gas  de  trabalho.  Contudo,  o  precon-
        ceito e  discriminação ainda persistem                                                  2°Joice                         2ºB  Médio
        na mente dos cidadãos brasileiro, sen-
        do  sem  motivo,  afinal  todos  somos                                                  3° Michele                      3ºA  Médio
        iguais e nāo  há  raça,  há  etnia. Pois
        existe  somente  uma  raça,  a  humana.                                             O  Sudoku  é  um  tipo  de  desafio  lógico
                                                                                            com origem europeia  e aprimorado pelos
        Por  que  ter  preconceito  com  nós                                                EUA  e    pelo  Japão  .As  regras  são  sim-
        mesmos?                                                                             ples: o jogador deve preencher o quadra-
                                                                                            do  maior  ,que  está  dividido    em  nove
        O  JOVEM  NEGRO  SOFRE  MAIS?                                                       grids, com nove lacunas  cada um, de for-
          Imagine  se  você  nāo  tivesse  exem-                                            ma                                 que
        plos  ou  modelos  a  seguir.  Agora,                                               todos  os  espaços  em  branco  contenham
        acrescente  um  padrão  fútil  de  beleza   discriminação = é discriminar sem ter   números  de  1  a  9.  Os  algarismos  não
        que  emprega  características  étnicas   ideia/conhecimento da ação.                podem se repetir na mesma coluna, linha
        diferentes  da  sua.  Isso  é  um  resumo                                           ou grid.
        de  ações  que  transformam  a  auto-
        estima de um negro em baixa. Há re-
        latos de negros, ou pessoas com tra-
        ços  afros,  que  utilizavam  cera  para        Rômulo e Alessandra 9ºA
                                                                                            Maria  Beatriz e Larissa Secário — 7ºA
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