Page 2 - Monforte News - 2º Semestre de 2015
P. 2

ROBÓTICA

        O ESTUDO DA ROBÓTICA EDUCACIONAL


        Em nossas aulas  de informática estudamos os conceitos iniciais de Robóti-
        ca .
        A Robótica alia o interesse, a criatividade e integra várias disciplinas. O alu-
        no sai da carteira para virar um observador/inventor e transforma as pági-
        nas de um livro em máquinas capazes de interagir com o meio ambiente.
        Ele passa a aprender através de seus próprios erros e acertos, investigan-
        do, explorando, planejando e dando forma ao que se passa em sua cabeça.

        Trata-se de uma atividade lúdica e desafiadora, que une aprendizado e pra-
        zer.  Além  disso,  valoriza  o  trabalho  em  grupo,  a  cooperação,  melhora  a
        postura diante de problemas e hipóteses, promove o diálogo e o respeito a
        diferentes opiniões. A robótica envolve um processo de motivação, colabo-
        ração e construção.

        "A robótica ajuda na capacitação dos estudantes para solucionarem proble-
        mas.  Nesse  caso,  o  problema  torna-se  um  desafio  e  o  aluno  deve  ter  a
        mente aberta para reunir recursos a fim de solucionar a questão”.

        O trabalho com a robótica promove um espaço para estimular a aplicação
        de teorias à atividades concretas e para desenvolver  a  criatividade  dos
        estudantes: "o aprendizado neste tipo de projeto é significativo, pois
        proporciona a curiosidade pela investigação que, consequentemen-
        te, leva ao desenvolvimento intelectual do aluno".



















       2
   1   2   3   4   5   6   7