Page 2 - Monforte News - 2º Semestre de 2015
P. 2
ROBÓTICA
O ESTUDO DA ROBÓTICA EDUCACIONAL
Em nossas aulas de informática estudamos os conceitos iniciais de Robóti-
ca .
A Robótica alia o interesse, a criatividade e integra várias disciplinas. O alu-
no sai da carteira para virar um observador/inventor e transforma as pági-
nas de um livro em máquinas capazes de interagir com o meio ambiente.
Ele passa a aprender através de seus próprios erros e acertos, investigan-
do, explorando, planejando e dando forma ao que se passa em sua cabeça.
Trata-se de uma atividade lúdica e desafiadora, que une aprendizado e pra-
zer. Além disso, valoriza o trabalho em grupo, a cooperação, melhora a
postura diante de problemas e hipóteses, promove o diálogo e o respeito a
diferentes opiniões. A robótica envolve um processo de motivação, colabo-
ração e construção.
"A robótica ajuda na capacitação dos estudantes para solucionarem proble-
mas. Nesse caso, o problema torna-se um desafio e o aluno deve ter a
mente aberta para reunir recursos a fim de solucionar a questão”.
O trabalho com a robótica promove um espaço para estimular a aplicação
de teorias à atividades concretas e para desenvolver a criatividade dos
estudantes: "o aprendizado neste tipo de projeto é significativo, pois
proporciona a curiosidade pela investigação que, consequentemen-
te, leva ao desenvolvimento intelectual do aluno".
2