Page 27 - Monforte News - 1º Semestre de 2022
P. 27
Readaptação no Ambiente Escolar e
desafios superados no processo
de alfabetização dos alunos
A readaptaçao dos alunos no ambiente escolar foi um de-
safio. Com o retorno das aulas presenciais, houve por
parte das famí lias de iní cio uma certa insegurança. Pois
ainda, era tudo novo, ou seja um novo recomeço, uma
nova adaptaçao seguindo todos os protocolos de segurança.
Foi proporcionado por meio da escola e professores um trabalho muito
acolhedor para os alunos, pois precisaram de muita atençao, se inserir nova-
mente no conví vio social pois muitos , foram drasticamente afetados durante
o perí odo de pandemia.
A escola foi sem duvida um espaço de acolhimento para os alunos nesse
retorno, se preocupando com as dificuldades emocionais na readaptaçao. Eu
quanto professora dos alunos do 1. ano neste processo da alfabetizaçao, per-
cebi que muitos alunos apresentaram deficit de atençao, certa insegurança
para realizar as atividades propostas, pois estavam acostumados a participar
das aulas on-line, no conforto de suas casas e acompanhados muitas vezes
por seus pais, avos entre outros. Foi necessario propor atividades para os
alunos a respeito da pandemia, atividades que incentivaram a interaçao e so-
cializaçao e principalmente respeitar os limites individuais de cada um.
Um dos aspectos afetados foi a concentraçao, pois,
depois de tanto tempo de isolamento, ver os demais cole-
gas gerou uma certa ansiedade nos alunos. Porem, em
sala, para uma melhor assimilaçao e evoluçao dos alu-
nos adotei uma medida possí vel para lidar com esse
problema. E implementar breves pausas nas aulas,
durante as explicaçoes, foi muito significativo pois
houve uma melhor assimilaçao e entendimento nos
conteudos com mais facilidade e os alunos puderam
se adaptar gradualmente as demandas mais pro-
fundas de abstraçao e concentraçao.
Sendo assim, percebi em sala a evoluçao dos
alunos, participaçao e principalmente, o ciclo da al-
fabetizaçao sendo concluí do com sucesso, por meio das atividades ludicas
propostas e com o envolvimento de todos os alunos
no querer aprender cada vez mais.
Pedagoga Thais Carvalho 27
Professora regente do 1º ano do Ensino Fundamental

