Page 27 - Monforte News - 1º Semestre de 2022
P. 27

Readaptação no Ambiente Escolar e
                  desafios superados no processo

                     de alfabetização dos alunos

          A readaptaçao dos alunos no ambiente escolar foi um de-

    safio. Com o retorno das aulas presenciais, houve por
    parte das famí lias de iní cio uma certa insegurança. Pois

    ainda, era tudo novo, ou seja um novo recomeço, uma
    nova adaptaçao seguindo todos os protocolos de segurança.

          Foi proporcionado por meio da escola e professores um trabalho muito

    acolhedor para os alunos, pois precisaram de muita atençao, se inserir nova-

    mente no conví vio social pois muitos , foram drasticamente afetados durante

    o perí odo de pandemia.

          A escola foi sem duvida um espaço de acolhimento para os alunos nesse


    retorno, se preocupando com as dificuldades emocionais na readaptaçao. Eu
    quanto professora dos alunos do 1. ano neste processo da alfabetizaçao, per-


    cebi que muitos alunos apresentaram deficit de atençao, certa insegurança

    para realizar as atividades propostas, pois estavam acostumados a participar
    das aulas on-line, no conforto de suas casas e acompanhados muitas vezes

    por seus pais, avos entre outros. Foi necessario propor atividades para os


    alunos a respeito da pandemia, atividades que incentivaram a interaçao e so-

    cializaçao e principalmente respeitar os limites individuais de cada um.
                               Um  dos  aspectos  afetados  foi  a  concentraçao,  pois,


                           depois de tanto tempo de isolamento, ver os demais cole-

                            gas gerou uma certa ansiedade nos alunos. Porem, em


                             sala, para uma melhor assimilaçao e evoluçao dos alu-


                                nos adotei uma medida possí vel para lidar com esse
                                problema.  E  implementar  breves  pausas  nas  aulas,

                                durante as explicaçoes,  foi muito significativo pois


                                houve uma melhor assimilaçao e entendimento nos

                                 conteudos com mais facilidade e os alunos puderam


                                  se  adaptar  gradualmente  as  demandas  mais  pro-


                                  fundas de abstraçao e concentraçao.

                                       Sendo  assim,  percebi  em  sala  a  evoluçao  dos

                                 alunos, participaçao e principalmente,  o ciclo da al-


    fabetizaçao sendo concluí do com sucesso, por meio das atividades  ludicas
    propostas       e     com      o     envolvimento         de     todos      os     alunos
    no querer aprender cada vez mais.

                                                                  Pedagoga Thais Carvalho                    27

                                Professora regente do 1º ano do Ensino Fundamental
   22   23   24   25   26   27   28   29   30   31   32