O mundo que nos cerca é colorido. A cor está presente na natureza e em toda parte: no mar, no céu, na terra, no sol, na floresta e nos animais. Tudo se torna lindo com a presença da cor. Existem muitos estudos que comprovam o fenômeno da cor, mas de onde vêm as cores? Só conseguimos enxergar as cores por causa da luz.
A luz do Sol, que percebemos como branca, é na verdade composta por sete cores: as cores do arco-íris, aquele que vemos no céu quando há luz do sol e chuva ao mesmo tempo. Foi Isaac Newton (1642-1727), um cientista inglês, que descobriu isso tudo quando decompôs a luz do sol com um prisma de cristal. Newton se preocupou com o estudo de luz.
As cores também nos causam sensações e podem influenciar nossas emoções, nosso organismo e até mesmo nosso humor. As cores podem ser classificadas em cor luz e cor pigmento.
A cor luz é aquela que podemos ver através de raios luminosos, como no exemplo do arco íris, e a cor pigmento é extraída da natureza e fabricada pelo homem sendo vendida em lojas, como tinta para pintar. Muitos artistas que buscam inspirações nas cores absorvem as emoções e fazem emergir sua expressividade na forma de se ver no mundo construindo suas relações poéticas.