A dengue é uma doença sazonal, ocorrendo com maior frequência em períodos quentes e de alta umidade, devido à proliferação do mosquito transmissor nessas condições.
É transmitida pela picada do Aedes aegypti, um mosquito de hábito diurno, com preferência por ambientes urbanos. Sua proliferação ocorre através da deposição de ovos em água parada, que eclodem posteriormente formando larvas. Esses ovos podem sobreviver por cerca de 1 ano ou mais fora da água, aguardando condições favoráveis para se desenvolver.
O mosquito adquire o vírus ao picar uma pessoa doente na fase de viremia, que começa um dia antes do surgimento da febre e vai até o sexto dia de doença. Uma vez infectada, a fêmea do mosquito inocula o vírus junto com a sua saliva ao picar a pessoa sadia.
Os sintomas clássicos da doença são febre alta, dor no corpo, mal estar, dor de cabeça, manchas na pele e coceira. Geralmente, a doença tem duração de uma semana.
Por necessitar da água para seu ciclo de vida, o número de mosquito aumenta nos meses chuvosos, o que também aumenta os casos da doença.
Para evitar a transmissão da dengue, portanto, é importante cuidar para evitar a proliferação do mosquito.
Veja a seguir algumas formas de combater o Aedes aegypti:
Não deixar água parada em garrafas, vasos de planta e pneus.
Manter lixeiras tampadas e protegidas da chuva.
Limpar os vasinhos de planta e vasilhas usadas para colocar água para animais.
Retirar água de plantas que acumulam água, como as bromélias.
Manter as piscinas sempre limpas.
Limpar as calhas.
Manter caixas de água e cisternas tampadas.
Descartar adequadamente objetos que acumulam água.