Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG)

Anualmente, a SAB (Sociedade Astronômica Brasileira) promove dois eventos educacionais voltados para alunos de todo o Ensino Fundamental e Médio: a OBA e a MOBFOG. Diferentemente da OBA, uma prova teórica, a MOBFOG consta de uma competição prática de lançamento de foguetes na qual equipes de até 3 alunos podem se inscrever por intermédio de suas escolas. Os alunos são divididos em 4 níveis de acordo com sua série escolar em que cada nível exige um modelo diferente de foguete:

• Nível 1: destinada aos alunos matriculados no 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental 1.
  • Nível 2: destinada aos alunos matriculados no 4º e 5º ano do Ensino Fundamental 1.
  • Nível 3: destinada aos alunos matriculados entre o 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental 2.
  • Nível 4: destinada aos alunos matriculados em qualquer série/ano do Ensino Médio.

Dependendo do nível, os foguetes podem voar por simples impulso ou ter algum tipo de combustível, geralmente água e ar comprimido ou bicarbonato de sódio e vinagre. A competição consta de duas fases, na primeira os alunos devem gravar um vídeo apresentando a equipe, seu foguete e por fim o lançamento deste. Depois, devem mandar para a organização esse arquivo junto com as especificações do alcance obtido. As melhores 200 equipes, então, são selecionadas para a segunda fase da competição, a Jornada de Foguetes, desta vez presencial, onde os alunos devem viajar à sede do evento e lá realizar outra série de lançamentos.