Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG)

A Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) é uma competição que promove a experiência prática de construção e lançamento de um foguete próprio, ambientando os participantes aos conceitos iniciais de Astronomia e Astronáutica.

Todos os alunos inscritos na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) estão automaticamente inscritos na MOBFOG. Mesmo que o aluno não deseje participar da OBA, é necessário que a sua inscrição seja feita na plataforma de inscrições da OBA.

A MOBFOG é composta por três modalidades. Entre essas, há a modalidade real, na qual diferentes tipos de foguetes são elaborados de acordo com o seu nível:

• Nível 1: 1.º a 3.º ano do Ensino Fundamental – Canudo de refrigerante.
  • Nível 2: 4.º e 5.º ano do Ensino Fundamental – Canudo de papel.
  • Nível 3: 6.º a 9.º ano do Ensino Fundamental – Ar comprimido.
  • Nível 4: 1.ª à 3.ª série do Ensino Médio – Vinagre e bicarbonato de sódio.

Em 2021, foi anunciada uma nova modalidade de produção de foguetes reais. Agora, os estudantes pertencentes ao nível 4 também podem  produzir um Foguete Real com propelente sólido. Além dessas duas, também há a modalidade virtual, na qual os alunos de todos os níveis podem construir um foguete virtual, utilizando o software OpenRocket.

Os alunos dos níveis 3 e 4 que atingirem as maiores distâncias na modalidade real são convidados para participar da Jornada de Foguetes, que ocorre em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro.

Veja algumas de nossas notícias sobre a olimpíada: