Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA)

A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) é uma competição que apresenta os conceitos iniciais de Astronomia e Astronáutica através de questões didáticas e divertidas, estimulando o interesse dos estudantes por essas ciências.

A inscrição dos alunos é feita por uma escola.

A OBA é aberta aos estudantes do 1.º ano do Ensino Fundamental até a 3.ª série do Ensino Médio, divididos do modo apresentado abaixo seguido da respectiva duração das provas de seus níveis:

• Nível 1: 1.º ao 3.º ano do Ensino Fundamental, com duração de 2 horas.
  • Nível 2: 4.º e 5.º ano do Ensino Fundamental, com duração de 2 horas.
  • Nível 3: 6.º a 9.º ano do Ensino Fundamental, com duração de 2 horas.
  • Nível 4: 1.ª à 3.ª série do Ensino Médio, com duração de 3 horas.

A prova da OBA é realizada de modo presencial, sendo composta por 10 questões, sendo 7 questões de Astronomia e 3 questões de Astronáutica. O formato das questões podevariar entre múltipla escolha e verdadeiro ou falso.

A OBA entrega cerca de 50.000 medalhas, divididas em ouro, prata e bronze, para todos os alunos que obtiverem as melhores pontuações dentro dos seus níveis.

Os alunos pertencentes ao nível 4 que obtiverem nota igual ou maior que sete, assim como os alunos pertencentes ao  9.º ano que obtiverem nota igual ou maior que nove, poderão participar da Seletiva On-line, uma das etapas classificatórias para a formação da seleção brasileira que competirá nas olimpíadas internacionais de Astronomia.

Veja algumas de nossas notícias sobre a olimpíada: