Olimpíada Brasileira de Informática (OBI)

A Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) tem como objetivo estimular o interesse pela Computação e por Ciências em geral, proporcionando novos desafios aos estudantes.

Para participar, é necessário que um professor responsável efetue a inscrição dos estudantes no site oficial da olimpíada. Também caberá a este professor cuidar da aplicação das provas na escola.

A OBI é aberta aos estudantes do 4.º ano até o 9.º ano do Ensino Fundamental, divididos do seguinte modo:

• Nível Júnior: 4.º e 5.º ano do Ensino Fundamental.
  • Nível 1: 6.º e 7.º ano do Ensino Fundamental.
  • Nível 2: 8.º e 9.º ano do Ensino Fundamental.

A olimpíada é composta por três fases, com abrangências distintas:

• 1.ª fase: Local.
  • 2.ª fase: Estadual.
  • 3.ª fase: Nacional.

As provas são compostas por questões de múltipla escolha, com apenas uma alternativa correta. Durante a 1.ª fase, elas costumam ser realizadas na escola.

Os estudantes que conseguirem os melhores resultados na OBI são premiados com medalhas de ouro, prata e bronze, assim como com certificados de menção honrosa. Além disso, os mais bem colocados da Modalidade Iniciação são convidados para a Semana Olímpica da OBI, no Instituto de Computação da UNICAMP, onde é oferecido um curso de introdução à programação para os alunos selecionados.

Veja algumas de nossas notícias sobre a olimpíada: