Page 23 - Monforte News - 2º Semestre de 2022
P. 23

escrita, é uma das maneiras mais antigas de
                        comunicação  entre  o  homem,  e  os  aconteci-
                        mentos que ocorrem no mundo. Desde a Época
                        das Cavernas, dos papiros, dos hieróglifos até
       A  caracteres digitados hoje, a escrita e a produção
       textual envolvem o conhecimento de vida do humano com o objetivo de transmitir sua
                        os
       mensagem e comunicação sendo um importante recurso na aprendizagem do aluno, uma
       vez que, escrevendo, ele assume o papel ativo de autor, expressando ideias e conhecimen-



        to de mundo.

        que é essencial na vida escolar e na vida pessoal. O processo de escrever é também uma
             Por meio dela podemos refletir, organizar ideias e transmiti-las com mais clareza, o
        forma de autoconhecimento, por meio da exploração, compreensão e expressão das nos-


        sas formas de pensar e sentir.


              Uma das habilidades que a escrita promove, é o desenvolvi-
         mento  da  criatividade.  Quando  escrevemos  os  pensamentos  ga-
         nham liberdade para buscar inspiração em diferentes lugares, pes-
         soas, filmes em que já assistimos ou histórias que vivenciamos.



               Quanto  mais  praticamos,  melhor  é  o  conhecimento  na  lín-
         gua. Pois para escrever um texto agradável, podemos brincar com
         as  palavras,  utilizando  sinônimos  para  que  as  informações

          não fiquem repetitivas, causando assim um certo desinte-
          resse em prosseguir a leitura. Quem escreve bem, o faz

          porque  pratica  muito,  desenvolvendo  por  exemplo,  o
          poder de argumentação, algo importante tanto na co-
          municação oral quanto escrita. Além disso, diminui o
          estresse, melhora o poder de concentração e aumenta a

          capacidade de memorização, ativando uma área cerebral
           que transforma ideias em significados e depois em palavras.
           Durante esse processo, as informações são fixadas no cére-


           bro.

                 A criação de textos pelos alunos representa uma mo-
           tivação para o mesmo, além de desenvolver a escrita e coordenação

           motora.                                                                                          ou

                 Desse modo, ler e a escrever implica não apenas em decodificar
            associar, mas usar o conhecimento para se expressar e comunicar


                                                         Professora Keyse de Sousa                           23
   18   19   20   21   22   23   24   25   26   27   28