Page 23 - Monforte News - 2º Semestre de 2022
P. 23
escrita, é uma das maneiras mais antigas de
comunicação entre o homem, e os aconteci-
mentos que ocorrem no mundo. Desde a Época
das Cavernas, dos papiros, dos hieróglifos até
A caracteres digitados hoje, a escrita e a produção
textual envolvem o conhecimento de vida do humano com o objetivo de transmitir sua
os
mensagem e comunicação sendo um importante recurso na aprendizagem do aluno, uma
vez que, escrevendo, ele assume o papel ativo de autor, expressando ideias e conhecimen-
to de mundo.
que é essencial na vida escolar e na vida pessoal. O processo de escrever é também uma
Por meio dela podemos refletir, organizar ideias e transmiti-las com mais clareza, o
forma de autoconhecimento, por meio da exploração, compreensão e expressão das nos-
sas formas de pensar e sentir.
Uma das habilidades que a escrita promove, é o desenvolvi-
mento da criatividade. Quando escrevemos os pensamentos ga-
nham liberdade para buscar inspiração em diferentes lugares, pes-
soas, filmes em que já assistimos ou histórias que vivenciamos.
Quanto mais praticamos, melhor é o conhecimento na lín-
gua. Pois para escrever um texto agradável, podemos brincar com
as palavras, utilizando sinônimos para que as informações
não fiquem repetitivas, causando assim um certo desinte-
resse em prosseguir a leitura. Quem escreve bem, o faz
porque pratica muito, desenvolvendo por exemplo, o
poder de argumentação, algo importante tanto na co-
municação oral quanto escrita. Além disso, diminui o
estresse, melhora o poder de concentração e aumenta a
capacidade de memorização, ativando uma área cerebral
que transforma ideias em significados e depois em palavras.
Durante esse processo, as informações são fixadas no cére-
bro.
A criação de textos pelos alunos representa uma mo-
tivação para o mesmo, além de desenvolver a escrita e coordenação
motora. ou
Desse modo, ler e a escrever implica não apenas em decodificar
associar, mas usar o conhecimento para se expressar e comunicar
Professora Keyse de Sousa 23