Rumo ao Paquistão! Otávio Augusto Monforte representará o Brasil no IYPT 2023

Otávio Augusto Monforte, aluno do Sistema de Ensino Objetivo, fará parte da equipe brasileira que representará o Brasil no Torneio Internacional de Jovens Físicos (IYPT), que ocorrerá de 18 a 25 de julho, em Murree (Paquistão).

“Esta é minha primeira experiência em uma olimpíada internacional. Espero levar, com minha equipe, o Brasil ao pódio no IYPT 2023! Acredito que com dedicação e esforço isso será possível e sei que, no que depender de mim e da minha equipe, assim será”, afirma Otávio.

Dirigido a estudantes do Ensino Médio, o IYPT é uma competição científica conhecida como a Copa do Mundo da Física. O grande diferencial do torneio é o formato da disputa, com base em discussões e debates sobre as resoluções de problemas de Física presentes no cotidiano. As sessões são chamadas Physics Fights, isto é, debates que acontecem em rodadas de 50 minutos. Acontecerá exatamente isso no Paquistão, onde os Physics Fights ocorrerão exclusivamente na língua inglesa, com os mesmos problemas oferecidos na fase nacional de cada país.

Múltiplas habilidades

O IYPT desenvolve múltiplas habilidades, como pesquisa, quase sempre em inglês, domínio de técnicas de laboratório, construção de protótipos, análise de dados experimentais, confecção de gráficos e tabelas explicativas, apresentação oral do trabalho, preparação para arguição dos jurados e debates, que implicam no amplo domínio da Física.

“Cada parte do torneio é um pequeno desafio: desenvolver uma teoria, montar um setup experimental, preparar-se para uma boa relação, oposição e avaliação etc. Na minha participação no IYPT 2023, fase nacional, eu diria que encontrar uma teoria consistente que explicasse os fenômenos que escolhi para investigar foi a parte mais intrigante”, comenta.

Entre as 12 equipes participantes da fase nacional, realizada de 24 a 26 de março, no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), apenas as cinco vencedoras conquistam o direito de ter um representante no Paquistão.

Otávio Augusto fez parte da equipe The Bohred Physicists, também composta pelos alunos Arthur Kui, Alexandre Andrade de Almeida, Vitor Takashi Hideshima e Igor Bersanetti Gabilondo. A definição pelo representante da equipe no mundial teve como base a indicação do próprio grupo, as observações do júri e o domínio da língua inglesa, oficial para os trabalhos no torneio internacional.

“Participar do IYPT Brasil foi uma experiência que, sem dúvidas, marcou meu Ensino Médio. Sinto como se o torneio nacional tivesse sido uma grande aventura que, ao fim do dia, abriu as portas para uma aventura maior ainda: a fase internacional. Foram muitas idas e vindas em diversos aspectos e, pode parecer que não, mas dá um gostinho de quero mais”, observa.

Otávio Augusto conta que está em uma fase intensa de preparação para o mundial. “Atualmente, estou trabalhando em diversos fatores dos problemas que estou encarregado de relatar: isso vai desde suas teorias e conduções experimentais a treinamentos frequentes simulando Physics Fights com os membros da minha equipe e também aqueles que compõem o time brasileiro da Online Young Physicists Tournament. Junto a isso, não posso deixar de citar a enorme contribuição da minha família e dos meus mestres do Objetivo na minha preparação. Sem seu apoio, nada do que está acontecendo seria possível”, afirma.

O Colégio Monforte sabe do potencial do aluno Otávio Augusto Monforte e da contribuição de seus mestres na construção sólida de conhecimento do estudante. Parabéns! Estamos orgulhosos de você!